segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Diário de bordo: Morro do Chapéu!!!

Ao chegarmos a Morro do Chapéu no dia 23 de Novembro de 2010, deixamos a pousada e fomos direto ao Buraco do Posseidoneo, onde observamos uma vegetação intermediária entre caatinga ( exterior) e mata ( interior- verifica-se presença de árvores de grande porte como o cedro). A professora Rita nos explicou que provavelmente o desabamento do teto de uma caverna tenha dado origem a esta dolina, embora o guia tivesse relatado que alguns estudiosos dizem que um suposto meteoro tenha caído ali , haja visto que aquela região é foco de Ufologia .Tem aproximadamente 80 metros de profundidade e 150 de diâmetro. Ocorre formação de diversos poços em períodos chuvosos. O solo é de cor amarelada indicando a presença de conglomerados de calcário.
Em seguida, fomos ao Morrão, elevação situada a 1293 metros de altitude. Visto do sul tem forma de chapéu, daí sua denominação.Possui uma vegetação rupestre arbustiva com ampla variedade de bromélias e orquídeas. A sua formação geológica é Morro do Chapéu com conglomerado arenítico.
Apresenta marcas de ondas sobre as rochas, o que demonstra ser uma aŕea de mar antigamente, aonde este recuou formando vales. Encerramos o dia com um lindo pôr-do-sol, contemplando a beleza de Morro do Chapéu.
Depois de acorda muitoooo cedo no dia seguinte e tomar um café reforçado,fomos a Fazenda Cristal visitar a Gruta Cristal. Sua formação é Caboclo do grupo Chapada Diamantina que integra o supergrupo Espinhaço (Mesoproterozóico). Possui afloramentos com biohermas e biostromas compostas por estromatólitos estratiformes, colunares, domais e oncólitos. Essas feições ocorrem em carbonatos depositados em ambiente marinho raso com evidências de tempestades, que representam a base dessa formação.É uma gruta cástica com muito silte. Não há formação de espeliotemas devido a variação de substratos ( calcário, silte e arenito). Cada grupo formado pela professora para realização da atividade na Gruta Cristal, ficou responsável por delimitar três áreas diferentes na mesma, a fim de coletar material suficiente para que este fosse triado, analisado, estudado, culminando assim no final em um artigo.
Em seguida, fomos para a Fazenda Arrecife.Observamos estromatólitos colunares através de sua textura e coloração, em sua formação Salitre no ápice e Bebedouro na base, floramento do Grupo Chapada Diamantina( Mesoproterozóico) e Una (Neoproterozóico). Identificamos a presença de dropistônios, estruturas de origem glacial que formam os conglomerados de carbonato de cálcio e quartzo. Há presença de registros marinhos - lajedos e dunas. É uma área plana, desértica, pobre em fauna e flora, mais que é utilizada para pecuária. 
No dia 25 já muito cansados mais não desanimados, visitamos a Cidade das Pedras, onde encontram-se pinturas rupestres que ainda não foram datadas. As pinturas foram executadas sobre um substrato constituído de arenitos róseos da formação Morro do Chapéu. Observamos figuras zoomórficas monocrômicas, quadrúpedes como capivaras, algumas aves. Possui também, só que em menos quantidade, presença de figuras antropomorfas geralmente estilizadas e figuras geométricas. A grande maioria é em cor avermelhada, com variação de tonalidades, que provavelmente foram executadas com pigmentos elaborados a partir de sedimentos ricos em ferro ou de concreções ferruginosas.
Pegamos estrada agora rumo a Lapa dos Berjões, uma longa viagem. A Gruta dos Brejões é a maior atração natural de Morro do Chapéu. Sua entrada principal tem cerca de 123 metros de altura, 60 metros de largura e 7,800 metros de comprimento. É a quarta maior da Bahia e a sexta maior do Brasil. Destaca-se no cenário espeliológico nacional pela grande amplitude de suas galerias fluviais subterrâneas que abrigam grandes conjuntos de espeliotemas. Desenvolve-se em calcários neoproterozóicos do Grupo Una ( Formação Salitre). Sua relevância científica, histórica e cultural é atestada tanto pelos depósitos paleontológicos já explorados, como pelas condições promissoras a muitas novas descobertas. Encerramos nossa expedição com um delicioso banho na nascente do rio que percorre a gruta!!Realmente saímos encantados com tanta beleza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário