sábado, 30 de outubro de 2010

OS ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA VIDA DESDE O CRIPTOZÓICO ATÉ O FANEROZÓICO

OS ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO DA VIDA DESDE O CRIPTOZÓICO ATÉ O FANEROZÓICO


EON CRIPTOZÓICO
        
Era Pré-cambriana: Correspondente a 80% da história geológica da Terra. Divide-se em dois períodos: o Arqueano e o Proterozóico.
 Período Arqueano: O planeta tinha uma atmosfera rica em CO2 e uma temperatura de superfície de cerca de 1.000 oC. A crosta endureceu e se formaram os oceanos. Registra uma chuva de meteoros que terminou há 4 bilhões de anos e o surgimento de vida aquática na Terra, surgiu por volta de 3,85 bilhões de anos atrás. Os organismos eram organismos unicelulares, sem membrana nuclear – procariontes –, capazes de sobreviver aos altos níveis de radiação solar existentes na atmosfera sem oxigênio e sem camada do ozônio.
Período Proterozóico: Situado entre 2,5 bilhões e 570 milhões de anos atrás. Os organismos eram unicelulares ou não possuidores de membrana nuclear – eucariontes – que, para seu crescimento, usavam o oxigênio existente na atmosfera, cada vez em maior quantidade. Formas de vida simples e invertebradas começaram a aparecer no fim da Era Pré – Câmbrica seguindo-se de organismos pluricelulares com células diferenciadas em tecidos e órgãos – metazoários. O planeta começou a congelar, de forma que entre 730 e 630 milhões de anos atrás a Terra virou uma “bola de neve”, o fenômeno quase acabou com todos os seres pluricelulares simples, sobrevivendo apenas os que habitavam uma delgada faixa de mar na linha do Equador, que teria permanecido a 10 oC.

 EON FANEROZÓICO
Era Paleozóica: Na escala de tempo geológico, o Paleozoico está compreendido entre 540 milhões e 245 milhões de anos atrás, aproximadamente. Divide-se em seis períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano, do mais antigo para o mais recente.
Ø            Cambriano: Caracterizou-se por uma explosão evolutiva da vida marinha. 
Ø            Ordoviciano: Nessa época surgiram os peixes. Uma glaciação matou 55% das espécies há 450 milhões de anos.
Ø            Siluriano: Caracterizado pelo surgimento das plantas terrestres.
Ø            Devoniano: Houve a colisão dos continentes europeu e norte-americano, e muitas regiões sofreram intenso vulcanismo e movimentos sísmicos. No final do Devoniano, grande número de invertebrados marinhos desapareceu sem que se conheça o motivo. A flora do período é, no entanto, relativamente pobre em comparação com a do Carbonífero.
Ø            Carbonífero: Os primeiros répteis surgiram e se formaram grandes florestas em que predominavam as gigantescas pteridófitas dos pântanos.
Ø            Permiano: Uma extinção maciça aconteceu na Terra entre o Permiano e o Triássico, eliminando 90% das criaturas marinhas, 70% das espécies vertebradas terrestres e quase todas as formas vegetais, extinção essa causada pelo impacto de um corpo celeste.

Era Mesozóica: Na escala de tempo geológico, o Mesozóico está compreendido entre 251 milhões e 65 milhões atrás, aproximadamente. Abrangeu os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Ø      Triássico: Surgiram os primeiros dinossauros, de início pequenos e bípedes.
Ø     Jurássico: Predominavam os répteis, entre os quais a espécie mais numerosa era a dos dinossauros.
Ø     Cretáceo: Se caracteriza pela fauna de dinossauros bizarros, tartarugas e crocodilos, répteis voadores, mamíferos como os marsupiais e primatas e os insetívoros, os triconodontes e os multituberculados.
Surgiram os peixes teleósteos, as primeiras aves (criaturas exóticas dotadas, no início, de dentes e de cauda), os primeiros mamíferos, as primeiras plantas do grupo dos angiosperma. A Era Mesozóica recebeu também o nome de Idade das Cicadófitas, graças à importância que tal grupo de vegetais alcançou nesta era. Divide-se em três períodos, do mais antigo para o mais moderno: Triásico, Jurássico e Cretáceo, como sitado anteriormente. Movimentos orogenéticos importantes afetaram durante a Era Mesozóica a região andina e a região das Montanhas Rochosas.
           
Era Cenozóica: Na escala de tempo geológico, o Cenozóico se inicia há cerca de 65 milhões e 500 mil anos e se estende até o presente. O princípio desta era marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra. O nome desta era provém de duas palavras gregas que significavam "vida recente". Durante a Era Cenozóica, a face da Terra assumiu sua forma atual. Houve muita atividade vulcânica e formaram-se os grandes maciços montanhosos do mundo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia. A vida animal transformou-se lentamente no que hoje se conhece. Esta Era geológica compreende os períodos Terciário e Quaternário. Terciário: Foi a época em que surgiram as montanhas e durante o qual a face do planeta assumiu sua forma atual. Divide-se em:
Ø                 Paleoceno: Caracterizado pelo desenvolvimento dos mamíferos primitivos e pela queda de temperatura em escala planetária.
Ø                 Eoceno: Caracterizado pelo clima ameno.
Ø                 Oligoceno: Vulcões explodiram transformando o verde em mata seca.
Ø                 Mioceno: Época em que se completou o dobramento de cadeias montanhosas como o Himalaia e os Alpes.
Ø                 Plioceno: Caracterizado pela presença dos grandes carnívoros e pelo surgimento do Ardipithecus ramidus.
Quaternário: Marcado pelo aparecimento do homem. O Quaternário divide-se em Pleistoceno e Holoceno.
Ø                 Pleistoceno: Caracterizado pelo aparecimento do homem de Java, Heidelberg e de Pequim (conhecidos como Homo erectus Florisbad (África do Sul), da Rodésia (África) e do homem primitivo de Neanderthal (Alemanha), esses conhecidos como Homo sapiens. Outra característica dessa época é a extinção dos grandes mamíferos e as várias glaciações.
Ø                 Holoceno: época atual, abrange os últimos dez mil anos, após as glaciações.

Um comentário: